Qualidade

Responsabilidade Social


Parceria Della Volpe e Na Mão Certa, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

A TRANSPORTES DELLA VOLPE confirma sua adesão ao programa Na Mão Certa.

O que é o programa Na Mão Certa?
O programa Na Mão Certa é uma iniciativa do Instituto WCF – Brasil, que visa mobilizar governos, empresas e organizações de terceiro setor em torno de um combate mais eficaz à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Quando ocorre a exploração sexual?
A exploração sexual ou o abuso ocorre quando adultos utilizam o corpo de crianças e adolescentes buscando sentir prazer sexual, com ou sem fins comerciais. No Brasil, o problema atinge, segundo a OIT – Organização Internacional do Trabalho, cerca de 100 mil meninos e meninas. A principal causa é a pobreza das famílias, mas outras questões também contribuem para este tipo de violência como, por exemplo, o abuso sexual, raça/etnia (aqui, não está claro. A raça ou etnia são causas da exploração sexual?), exposição erótica do corpo da criança e do adolescente pela mídia, a cultura do poder etário quando adultos selecionam parceiras cada vez mais jovens, consumo econômico–social do erotismo infanto-juvenil, o turismo sexual, o tráfico para fins sexuais e envolvimento da população infato-juvenil com traficantes de drogas

Quais são os objetivos e estratégias da atuação do programa Na Mão Certa

1. Articular os três setores
O primeiro objetivo é articular governos, empresas e organização de terceiro setor, garantindo que, na busca de soluções para o problema, eles cooperem mais entre si, troquem mais informações e trabalhem em parceria.

2. Educar os caminhoneiros
O segundo objetivo é educar os caminhoneiros que são ou podem vir a ser clientes da exploração sexual de crianças e adolescentes, para que eles se transformem em agentes de proteção e corresponsáveis pela eliminação do problema.

3. Proteger crianças e adolescentes
O terceiro objetivo é promover o desenvolvimento das organizações que atendem crianças e adolescentes e assim, fortalecer o sistema de proteção à infância e adolescência, que se encontram em situação de maior risco.


"Portanto a DELLA VOLPE, sempre preocupada em contribuir com ações de melhoria contínua, inclusive no
campo social e coadunando com as ações acima, participa efetivamente neste enfrentamento, divulgando os compromissos do pacto empresarial através de campanhas internas e externas com adesivos, informativos, além de implantar treinamentos disponibilizados pelo programa Na Mão Certa aos seus motoristas. Juntos, vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas!"